Páginas

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

[Vídeo] Bispo Edir Macedo e sua esposa falam de seus 41 anos de casamento: “O verdadeiro amor não é o sentimento, é o respeito”




O bispo Edir Macedo e sua esposa, Ester, foram convidados pelo programa The Love School, da TV Record, para contarem um pouco da sua história de relacionamento nos 41 anos de seu casamento.
Apresentado pela filha do casal, Cristiane Cardoso, e seu marido, bispo Renato Cardoso, o programa mostrou parte da intimidade do líder da Igreja Universal do Reino de Deus.
Macedo afirmou que um dos segredos para um casamento bem-sucedido é o “Espírito de Simancol”. Segundo o bispo, “se eu quero ser respeitado, eu tenho que respeitar. Isso é justo”.
O uso da razão nas decisões referentes ao matrimônio também foi bastante enfatizado pelo casal. Edir Macedo afirmou que o amor no casamento é representado pela figura do respeito: “O amor verdadeiro não é sentimento. Não é sentir uma paixão. Amor é você considerar a justiça. Olha eu respeito seu gosto, você respeita o meu. Pronto, acabou. A gente vai viver bem o resto da vida”.
Para o líder da Igreja Universal, é preciso transmitir confiança para que o casamento se mantenha, e uma das formas de demonstrar isso é oferecendo liberdade, segundo Macedo: “Uma das coisas que eu preservo chama-se liberdade. E como eu sou livre, não gosto de impor prisão pra ninguém. Quer dizer: ela confia em mim, eu confio nela”
O que é a cruz? A cruz tem a haste vertical, que simboliza o relacionamento do ser humano com Deus. Essa é a haste principal. Se há esse relacionamento assumido, essa fé racional assumida, então, com base na madeira da cruz, nós formamos os braços da cruz, que é o segundo grande mandamento: amai o próximo como a ti mesmo. Então, eu tenho que escolher o mesmo material da cruz, que me une a Deus, que se chama fé inteligente, e formo o meu casamento, com a pessoa que vai formar a cruz no todo. Se há esse relacionamento espiritual, há o relacionamento moral, com respeito à fidelidade, lealdade, compreensão, sacrifício. Com esses valores, nós conservamos nossa cruz intacta.
-Edir Macedo
Edir Macedo revelou ainda que a dependência que ele tem de sua esposa é constante, e que por isso, a convivência é de proximidade o tempo todo: “Há liberdade entre nós, e a presença um do outro é constante. Nos últimos 20 anos, a gente está junto 24 horas por dia. E quando ela sai, eu sinto falta. Eu quero que ela fique perto de mim”.
Questionado pelo bispo Renato Cardoso a respeito dos relacionamentos descartáveis, quando as pessoas optam pelo divórcio frente às dificuldades, Macedo foi enfático: “Isso chama-se burrice. Veja só: se eu faço sacrifício para suportar os erros dela, e vice-versa, eu estou investindo no nosso futuro, na nossa velhice. Então nós vamos construindo uma vida a dois, nos adaptando, curtindo um ao outro. A gente investe na paz. Agora pensa comigo: se por acaso eu não suporto as falhas dela. Vou tentar outra. Onde é que vou encontrar uma pessoa perfeita? Vou ter que me sujeitar a tudo outra vez? Isso não é inteligente”.
O bispo da Universal lembrou ainda que decisões tomadas a partir da emoção podem levar a arrependimentos e a danos no casamento: “As pessoas decidem muito aqui no coração. E o coração é desgraçado, é enganador, miserável. Porque ele faz você casar e descasar, e vai tentando. Chega um momento que a pessoa não aguenta mais”.
Perguntado sobre uma virtude em sua esposa, Macedo disse que “umas das que eu mais admiro é que ela fala pouco”, e completou: “A mulher pode ser a mais linda do mundo, mas se ela abre muito a boca, já não serve mais”, e justificou dizendo que falar muito faz a mulher se desvalorizar: “Perde o valor”.
Assista no vídeo abaixo:







Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário